After Action Reports

After Action Report, ou simplesmente AAR, é um tipo de análise  retrospectiva de uma ação executada com a intenção de se obter um determinado objetivo. Geralmente os AARs são feitos pelo próprio autor da ação, eles foram criados por generais como forma de avaliar o desempenho da ação ou com objetivo de servir registro histórico e literário. Um dos primeiros e melhores exemplares de AAR é o Comentarii de Bello Gallico (Comentários sobre a Guerra Gálica) de Júlio Cesar .

Wargame com uso de miniaturas

Certos tipos de jogos (geralmente wargames e simuladores mas com certeza deve haver outros, que eu estou com preguiça de pesquisar agora) normalmente possuem jogadores insanos o suficiente para abstraírem a interface e entrar num estado de imersão com o jogo a ponto de rapidamente criar estórias, justificativas e o que mais for necessário para tornar o jogo mais verossímil, agradável ou divertido.

Home cockpit "padrão"

Toda esta imersão gera uma miríade de sensações que faz com que estes tipos de jogos em geral tenham uma comunidade de jogadores, às vezes pequena, altamente fiel. Muitas vezes pagando por versões que não vão usar apenas porque a empresa que faz o jogo em questão é formada por um cara ou dois, e eles não querem que a empresa seja obrigada a abandonar a franquia. Ao “entrar” no jogo e arriscar tudo para salvar um membro do esquadrão, quase entrar em pânico para escapar de um avião inimigo (eu já quebrei dois joysticks xing-ling desta forma), ficar desesperado ao ver seu pelotão ser dizimado numa emboscada, ou ter a sensação de trabalho bem feito após pousar um Boeing a noite em meio a uma tempestade tropical.

Home cockpit turbinado

É claro que esta imersão é algo totalmente pessoal, cada piloto ou general virtual tem seus próprios métodos de imersão. Os AARs ajudam a levar esta “insanidade” a um nível um pouco além, um nível literário onde uma ação de cinco minutos pode receber uma descrição com vários personagens com personalidades distintas, com imagens, gráficos, estatísticas retiradas tanto do decorrer do jogo quanto de fontes históricas e descrições de táticas e estratégias do mundo real  adaptadas à realidade do jogo.

Home cockpit feito à partir da seção frontal de um Boeing 727 real

Eu decidi colocar estes AARs separados dos demais posts e relatos de vôos virtuais por se tratarem de séries especiais . Desta forma estes AARs estarão encadeados tornando mais fácil acompanhar o  desenvolvimento dos eventos.

Outro home cockpit de um Boeing 727

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s