Senado Americano pode barrar transferência de F-35 para Turquia

F-35Turk

O Senado americano votou nesta segunda-feira (18/06) um projeto de lei que bloqueia a transferência do F-35 Lightning II para Turquia. Este bloqueio reflete as tensões crescentes com um aliado chave da OTAN e a medida pode atrasar a entrega de 100 Lightning II ou mesmo suspender todo o contrato, num valor aproximado de 10 bilhões de dólares.

Na tarde de segunda, 18 de junho de 2018, uma clausula bipartidária adicionada ao National Defense Authorisation Act, – aprovada no Senado por 85 votos contra 10 – pode proibir a transferência dos F-35 para a Turquia até que o Secretário de Defesa submeta um plano para remover a Turquia da participação no programa do F-35, o que inclui a alocação da produção das partes por cada país.

O primeiro F-35 turco estava planejado para ser entregue oficialmente a Força Aérea Turca em 21 de junho de 2018, na fábrica de Fort Worth, Texas. A Lockheed-Martin espera que a cerimônia ainda seja realizada antes que o projeto vire lei. Os pilotos turcos serão treinados nos EUA e os aviões não devem seguir para a Turquia por pelo menos um ano, o que espera-se que dê tempo ao Pentágono para encontrar uma solução para acatar a nova lei, caso seja sancionada.

Os senadores americanos fizeram esta intervenção devido as preocupações, manifestadas pelos oficiais do Pentágono, de que a intenção da Turquia de instalar o sistema de defesa aérea russo S-400 possa colocar em risco os segredos dos F-35.

Em reação ao projeto de lei o Primeiro Ministro Turco, Binali Yildirim, criticou a decisão americana, chamando-a de “um desenvolvimento infeliz”. Ancara deseja comprar cerca de 100 caças stealth e o Ministro das Relações Exteriores turco declarou em 4 de junho que se Washington decidir não vender os F-35 para a Turquia eles irão procurar em outros países ou produzir o seu próprio. Recentemente a Turquia declarou que poderia adquirir os jatos Su-57 da Rússia em substituição aos F-35, mas isto foi rapidamente descartado uma vez que a Rússia deixou claro que não tem nenhuma intenção de fornecer estes caças a Turquia.

 

Fontes:

Scramble Magazine

Babak Taghvaee

US Senate approves bill that could block F35 transfer to Turke

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s