SF2I – Guerra dos Seis Dias – Missão #10

Status da Campanha

Após a fracassada tentativa de contra-ataque do inimigo, começamos uma nova ofensiva. Na noite anterior, o Rei da Jordania solicitou aos ingleses que pressionassem Israel a cessar os ataques. A Inglaterra ignorou o pedido, principalmente em razão da Jordânia ter apoiado a “Grande Mentira”.

Briefing

Com o objetivo de manter a superioridade aérea, uma nova onda de ataque será executada contra as bases aéreas inimigas. Nossa esquadrilha é parte de um grupo que tem como objetivo a Base Aérea de Abu Suwayr no Egito. Nosso alvo é a pista de pouso da base.

A esquadrilha (GUNSLINGER) está formada com 4 Shahaks armados com a carga padrão de ataque

Missão

Alinhado na pista com o Shahak 748, aguardo autorização da torre para iniciar a decolagem.

Subimos inicialmente para uma altitude de 10000 pés até atingirmos o waypoint 2 quando desceremos para a altitude de penetração de 1500 pés.

Entramos em território egípcio pouco antes do Canal de Suez mantendo a proa direta para o Ponto Inicial (PI). Pouco antes do PI verifico com o controle a presença aeronaves inimigas na área.

Ao iniciar o ataque é possível ver a fumaça do ataque realizado pelas esquadrilhas anteriores.

Lanço minhas bombas a baixa altura, perpendicular ao eixo da pista; cortando-a ao meio. Faço uma curva a esquerda em direção ao pátio onde algumas aeronaves estão estacionadas.

Em seguida ataco os aviões estacionados, disparando os canhões de 30mm contra  um dos Il-28.

Alguns MiGs que conseguiram decolar unem-se a outros de bases vizinhas, ordeno a GUNSLINGER 12 que me dê cobertura e autorizo o segundo elemento a engajar qualquer aeronave inimiga na área.

Um MiG-21 passa à minha frente e inicio a perseguição, disparo duas rajadas sem sucesso. Me aproximo do MiG e disparo uma terceira rajada, desta vez acerto o MiG que se desfaz em chamas.

Ordeno a esquadrilha que reagrupe para retornar a base. Ao passar o canal vejo um MiG-21.

Me aproximo sem ser notado e quando estou perto o suficiente disparo uma longa rajada com os canhões. Atingido pelos projéteis o MiG explode.

Eu e meu ala acabamos isolados com 4 MiGs em cima da gente, enquanto GUNSLINGER 13 e 14 ainda estão do outro lado do canal, as voltas com um par de MiG.

Vejo um MiG-19 que persegue um Shahak. O MiG abre fogo várias vezes mas não consegue atingir seu alvo. Sigo as duas aeronaves, tentando me aproximar do MiG. Disparo uma rajada, é uma rajada curta pois estou sem munição.

A situação se deteriora rapidamente, todos os Shahaks da esquadrilha estão na defensiva, com pouca munição e combustível. Vejo os MiG-21 abandonando a luta, e aproveito para ordenar aos meus alas que reagrupem para sairmos daqui. Mas GUNSLINGER 14 ficou isolado e entre ele e o resto da esquadrilha ainda restam mais dois MiG-19.

Sem munição e com o combustível baixo não há muito que possa ser feito para auxiliar o GUNSLINGER 14. Os dois MiG-19 o seguem se aproximando lentamente.

Não tenho combustível suficiente para chegar a Ramat David e decido então alternar para Tel Nof. Quando nos aproximarmos do litoral os MiG-19 desistem e tomam o rumo sul.

Mas eles estão perto demais do litoral e um deles acaba vítima de uma da bateria de SAM Hawk.

Mais uma vez meu Shahak voa praticamente com o cheiro do combustível. Alinho com a pista da base de Tel Nof, e ao cruzar a cabeceira o motor apaga por falta de combustível.

Debriefing

A missão foi bem sucedida e além da pista de pouso, inoperante por algum tempo, várias outras instalações da base fora atingidas. Ao todo 3 aeronaves inimigas foram destruídas.

2 comentários em “SF2I – Guerra dos Seis Dias – Missão #10

  1. Pingback: SF2I – Guerra dos Seis Dias | FL Zero

Deixe um comentário

