Mais novidades da DCS

Em sua newsletter de abril a DCS, anunciou entre outras coisas, a previsão para o final de 2012 de fazer a transição da sua série de simuladores para um sistema baseado em núcleo (core based system). O que isto significa? Significa que engine principal da DCS, que engloba a Interface gráfica, funcionará como um núcleo onde conteúdos em formato de módulos poderão ser plugados. Estes conteúdos podem ser veículos, aeronaves, terrenos, campanhas, etc.

Isto irá permitir não apenas que o conteúdo atual e futuro desenvolvido pela DCS possam ser baixados e acessados por uma única interface, como também permitirá que terceiros desenvolvam conteúdos que poderão ser facilmente plugados nos simuladores da DCS.

Para aqueles acostumados com o MSFS e com os simuladores da ThirdWire este formato de core based system não é novidade, pois poucos dos adeptos destes simuladores os utilizam sem modificações. E vem reforçar a minha tese de que um dos fatores essenciais para a longevidade de um simulador de voo é a possibilidade de personalização deste, de forma relativamente simples, pelos membros da comunidade que se forma em torno destes produtos. Embora atualmente eu não seja adepto dos simuladores da DCS, mais por falta de tempo que por qualquer outro motivo, é sempre bom saber que há planos futuros para um simulador deste nível.

Saindo dos fatos do anúncio e entrando no campo totalmente especulativo, quem sabe este core pode no futuro se tornar um engine comercializável como acontece, por exemplo, com o CryENGINE da Crytek. Isto permitiria que uma empresa interessada em desenvolver um simulador de voo não necessite partir do zero, reduzindo o tempo de desenvolvimento e os custos envolvidos.

Para finalizar, o primeiro add-on feito por terceiros já está sendo desenvolvido, e é um clássico. Laszlo ‘beczl’ Becz em parceria com a The Fighter Collection e a Eagle Dynamics (que formam a DCS) está desenvolvendo um modelo do MiG-21Bis Fishbed. E a julgar pelas primeiras imagens podemos esperar um modelo top de linha. Maiores detalhes podem ser vistos aqui.

Abaixo algumas imagens do MiG-21 que ainda está em desenvolvimento.

Fontes: SimHQ, DCS Fóruns, Hogs of War

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s