SF2I – Guerra dos Seis Dias – Missão #03

Status da Campanha:

Como resultado dos ataques do dia anterior os árabes estão com sérios problemas para reorganizar sua defesa aérea. Apesar da quase inexistência de caças árabes no céu, estes ainda são uma ameaça. Assim, a campanha de bombardeio contra as bases aéreas continua. Em solo o exército está conduzindo ações ofensivas por todo o front egípcio e jordaniano.

Briefing:

A missão consiste em escoltar dois Mystère IVA, código de chamada “Austin”, até a base aérea de Bir Al Thamada, no Sinai, que abriga um esquadrão de MiG-17.

Nossa esquadrilha é formada por quatro Shahaks, código de chamada “Zebra”, armados com dois Shafrir-1 e dois tanques de alijáveis de 1300 l.

O ponto de encontro deverá ocorrer será a 2400ft, às 07:16, com TOT (Time Over Target – Hora sobre o alvo) às 07:32 e pouso previsto para as 08:10.

Missão:

Após a decolagem e o agrupamento dos membros da esquadrilha, tomamos a proa para o ponto de encontro com os aviões de ataque, que decolaram alguns minutos antes.

Coloco a esquadrilha em formação Box para dificultar a detecção visual de toda a esquadrilha e permitir que o segundo elemento fique em posição de vantagem para engajar qualquer inimigo que se aproxime do primeiro.

Chegamos ao ponto de encontro exatamente na hora e localizamos a esquadrilha “Austin” à nossa frente, 12 horas. Entramos em formação com os Mystère e prosseguimos em direção ao alvo.

O Mystère tem uma velocidade de cruzeiro bem mais baixa que os Shahaks, desta forma, temos que reduzir a velocidade para 300 nós para não ultrapassá-los. O problema de voar com uma velocidade baixa é que o Shahak fica sem energia, que é vital durante um combate aéreo. E o fato de estar voando a baixa altitude só piora as coisas.

Ao passar pelo ponto inicial, os Mystère aceleram para a velocidade de ataque, enquanto os acompanhamos sempre atento quanto a presença de caças inimigos.

Bombas lançadas, os Mystère começam seu retorno à base.

Quando estamos  quando em direção ao ponto de egresso, outras bombas começam a cair sobre Bir Al Thamada. É então que “Denver 13”, outra esquadrilha de ataque, informa a presença de caças inimigos.

Um par de MiG-21 decola de uma base próxima para interceptar os aviões de ataque. Solto os tanques alijáveis, autorizo o segundo elemento a engajar os MiGs enquanto acelero para atacar o MiG mais próximo, tendo meu ala na cobertura.

Alinho atrás do segundo MiG-21 que acabou de decolar. Com pouca velocidade, o MiG não tem alternativa a não ser acelerar. Com uma rajada dos canhões DEFA o MiG explode na minha frente.

O MiG-21 líder passa por baixo da minha aeronave e inicia uma subida, sigo-o e disparo um Shafrir contra ele, mas o míssil falha em seguir o alvo.

O MiG então mergulha e iniciamos uma série tesouras rolantes. Quando meu avião começa a perder energia, ordeno ao ala que engaje o MiG ao mesmo tempo em que eu estendo para ganhar mais velocidade/energia e volto a enfrentá-lo.

O combate continua desta forma até que o MiG após conseguir alguma distância começa a voar na direção sul, descendo o máximo possível, tentando desengajar.

Nivelo atrás dele e disparo meu segundo Shafrir, que assim como o primeiro perde o rastro do MiG.

O MiG faz uma curva fechada a esquerda. Desta vez consigo enquadrá-lo no colimador, um longo disparo com os canhões DEFA de 30mm e o MiG é destruído.

Verifico com o GCI se há outros aviões inimigos na área. Há um às 6 horas, a 15 milhas e rumando para o sudeste. Na direção contrária a nossa.

Com o combustível baixando nos tanques e já tendo disparado meus mísseis e boa parte da munição dos canhões, e com “Zebra 13” já sem munição, considero que é melhor retornar à base.

Retornamos sobre o mar e pousamos em Ramat David após 01 hora 03 minutos de vôo com os quatro Shahaks e os dois Mystères em bom estado,  pronto para serem rearmados, reabastecidos e prosseguirem para nova missão.

Debriefing:

A missão foi bem sucedida com as duas aeronaves da “Austin” atingindo os alvos e a derrubada de 3 aeronaves inimigas sendo 2 MiG-21 e um MiG-17.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s