Grand Cayman

Navajo Panther

Navajo Panther

Lançado em 1964 o Piper PA-31 Navajo é um bimotor executivo de seis a oito lugares muito utilizado por executivos, em empresas de táxi aéreo para transporte de passageiros ou carga, e mesmo em instituições militares. Mais de 2000 aeronaves de várias versões foram produzidas até 1984. Com as aeronaves começando a sentir os efeitos da idade, uma empresa chamada Colemill, do Tenessee, começou a executar uma série de modificações no que passou a ser conhecido como Navajo Panther. Entre as modificações estão a instalação de motores de 350HP, hélices quadripás com pontas Q e winglets que melhoram o desempenho, aumentam a estabilidade e reduzem as distâncias de pouso e decolagem do Panther.

Taxiando sob chuva

O objetivo do nosso voo é buscar um grupo de executivos da ilha Grand Cayman e transportá-los para St. Petersburg na Flórida. Voaremos com o Navajo Panther da FSD, conhecida desenvolvedora de add-ons para o FS. Com a saída antes do amanhecer da Flórida, Aeroporto de Fort Lauderdale Hollywood Internation (KFLL) para Grand Cayman, Aeroporto Owen Roberts International (MWCR). O voo deverá ser efetuado no FL100 (10000 pés) de acordo com o plano IFR:

KFLL DHP MNATE TADPO UVA UCL ATUVI GCM MWCR

No ponto de espera da 31

O tempo em Fort Lauderdale não estava dos melhores,  ventos 300/7kts, com chuva e tempestades se deslocando do setor  NW para o setor NE do aeroporto, visibilidade de  6 Km, e com nuvens esparsas a 4200 ft, nublado a 5500 ft e encoberto a 10000 pés. Temperatura de 24C.

Decolando de Fort Lauderdale

Decolagem da pista 31, e provavelmente devido ao pouco tráfego do horário, sou autorizado aproar DHP. Apesar de configurada no GPS opto por fazer um voo RAW DATA, utilizando o GPS como sistema de navegação secundário. Apesar das tempestades concentradas no setor oposto ao nosso, o tempo também está bastante carregado ao sul.

No topo da camada

Ao atingir o sul da Flórida o tempo começa a melhorar e as primeiras luzes da aurora começam a se fazer visíveis no horizonte. Esta é sem dúvida uma das mais belas imagens, mesmo que gerada artificialmente no simulador.

Aurora

A 23NM do VOR Varder (UVA) sou transferido para o centro Havana. Cuba está com o céu nublado e algumas nuvens pesadas são sopradas sobre a ilha. Não são motivos de preocupação na ida, mas certamente irão exigir uma atenção extra na volta.

Chamando Centro Havana

Após passarmos por Cuba o tempo se torna um CAVOK esplêndido, com direito a céu de brigadeiro até o nosso destino. Pouso tranquilo na cabeceira 08 e táxi para a área da aviação executiva.

Livre pouso

Plano de voo de retorno devidamente preenchido, avião abastecido e passageiros à bordo. Hora de partirmos para o nosso destino final, o Aeroporto de St. Petersburg Clearwater International (KPIE), o plano IFR é inverso ao plano de voo da ida até o VOR Vader, deste ponto seguimos pelo litoral oeste da Flórida.

Movimentação no aeroporto

O voo prossegue tranquilo até chegarmos novamente em Cuba, onde as nuvens  agora estão diretamente no nosso caminho. As nuvens parecem formar uma muralha com uma área central clara e sem turbulência cercada por nuvens altas e turbulentas. Após sairmos da área terminal de Havana o tempo começa a melhorar.

Cercado por cumulos sobre Cuba

As condições na chegada a St. Petersburg eram de ventos calmos, visibilidade de 16 Km sem nuvens significativas. Após o pouso na pista 18 seguimos para o pátio da aviação executiva, motores cortados e passageiros desembarcados.

Final de St. Petersburg

Sempre é um prazer especial voar as aeronaves da aviação executiva principalmente numa área conhecida pela sua beleza, mesmo quando projetada sinteticamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s