Unified Protector

Há algum tempo eu já estava pretendendo fazer um voo com o E-3A Sentry nas cores da OTAN, e o fato de duas destas aeronaves terem sido enviadas de sua base em Geilenkirchen (ETNG) na Alemanha para sua base de operações avançada em Trapani-Birgi (LICT) na Itália, no início da Operação Unified Protector serviu como mais um incentivo. Este voo foi feito em abril de 2011, mas só agora consegui publicá-lo.

E-3 Sentry no pátio pronto para partida

E-3 Sentry no pátio pronto para partida

O E-3 Sentry é uma aeronave AWACS (Sistema de Controle e Alerta Aerotransportado) e sua função é monitorar as diversas aeronaves sobre o campo de batalha, dirigindo as aeronaves aliadas para interceptam ou fugirem de aeronaves inimigas. O modelo utilizado neste voo é o da HJG, um grupo de desenvolvedores de Add-Ons para FS especializados em jatos clássicos.

O nosso plano de voo IFR foi:

ETNG LNO PELIX UT180 LIRSU UZ210 LAMGO UM150 UTABA UL607 ALGOI UM738 TAQ UM727 LICT

e voamos a uma altitude de 33000 pés (FL 330).

O tempo em ETNG estava bom, ventos calmos, visibilidade maior que 10 km, com nuvens esparsas a 6000 pés. Somos autorizados a taxiar para a pista 27, executando a saída NG86.

Alinhando na pista 27

Alinhando na pista 27

Por causa da proximidade com a fronteira holandesa após a decolagem da pista 27, a saída NG86 exige uma série de curvas a esquerda e nos restringe a um afastamento de no máximo 8 NM do VOR GIX, até atingir a radial 211 quando aproamos o VOR OLNO (LNO).

Com céu claro prosseguimos a subida sem maiores problemas, sempre atento ao tráfego aéreo na região.

Subindo em rota para altitude de cruzeiro

Subindo em rota para altitude de cruzeiro

Devido ao período em que foi projetado, o E-3A não possui a maioria das facilidades fornecidas pelos modernos jatos como sistemas de voo computadorizados, por exemplo. Apesar do auxílio do GPS, a maioria dos cálculos de consumo, subida e descida ainda tem que ser feitos pelo mais antigo computador do mundo. O cérebro do piloto.

Alpes Austríacos

Sobrevoando os Alpes

A partir do fixo MUSKY, começamos a executar a STAR Trapani. Que prevê a aproximação direta para o VOR Trapani com descida até 5000 pés.

Descida para início do procedimento de pouso

Descida para início do procedimento de pouso

O tempo na chegada em LICT apresentava ventos calmos, visibilidade maior que 10 Km, poucas nuvens a  1ooo e 1500 pés (cúmulos), e nuvens esparsas a 2600 pés, temperatura de 11 graus centígrados. A aproximação exigiu uma atenção redobrada devido a pancadas de chuva nas proximidades do aeródromo.

Final para pouso

Final para pouso na pista 31

Após a passagem pelo VOR Trapani, iniciamos o de pouso utilizando o ILS da pista 31. Além de base militar, o aeroporto de Trapani-Birgi também serve a cidade de Trapani e é um dos cinco aeroportos civis na Sicília. Ainda na final para pouso é possível ver outra aeronave decolando da mesma pista.

Reverso e freios

Reverso e freios após o toque

O toque é suave e livramos no final da pista, taxiando para o setor militar do aeroporto. Durante o táxi outra aeronave civil decola que só estava aguardando o nosso pouso parte para o seu destino. Parece que o aeroporto é bem movimentado, e provavelmente vai ficar ainda mais nos próximos dias.

Taxi para o estacionamento

Táxi para o setor militar

O E-3 Sentry é um dos clássicos da Guerra Fria, e foi um dos primeiros aviões sobre o qual eu consegui alguma literatura. Voá-lo, mesmo que virtualmente, certamente trouxe lembranças da época em que eu começava a coletar algum conhecimento sobre este mundo viciante que é a aviação.

Aguardando a próxima missão

Screens:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s